Agende sua avaliação gratuita!

Consultório odontológico em Belford Roxo

Aparelho de metal, estético e alinhador: Conheça os tipos de aparelho dentário

Imagem cortada, mostrando uma mulher sorridente, que usa aparelho dentário, apontando para o sorriso.

O aparelho dentário é um tratamento indicado para melhorar a estética do sorriso, bem como sua saúde, qualidade da mordida, alinhamento dos dentes e, com isso, sua qualidade de vida.

Para alcançar esses objetivos, há diversos tipos de aparelho dentário disponíveis, cada um com sua finalidade específica e recomendação para casos específicos.

Neste artigo, listamos os diferentes tipos de aparelho dentário, suas características, indicações e vantagens. Continue conosco e confira!

Tipos de aparelho dentário

Existem diversos tipos de aparelho dentário disponíveis, cada um com suas particularidades e finalidades.

Para deixar essas diferenças e funcionalidades mais claras, elencamos aqui os três aparelhos dentários mais comuns para falarmos sobre suas características. Veja:

Aparelho dentário de metal

O aparelho de metal, ou fixo metálico, é o tipo de aparelho dentário mais comum. Você, certamente, conhece alguém que usa ou usou – caso você mesmo já não tenha utilizado.

Esse aparelho é feito de aço inoxidável e pode ser utilizado para tratar diversos problemas de desalinhamento dental.

É composto por bandas (ou tubos) fios,  bráquetes e ligadura (borrachinha). Os bráquetes podem ser feitos de metal, policarbonato, porcelana ou safira.

As bandas são cimentadas em volta dos dentes, os tubos são ativados no centro do dente, enquanto os bráquetes são colocados na parte externa e os fios fazem a ligação entre as bandas e bráquetes, fazendo a movimentação  necessária  para o alinhamento desejado.

Como vantagem, o aparelho dentário de metal oferece o baixo custo e a personalização, com as borrachinhas coloridas.

Como desvantagens, há o risco de ferir a gengiva, alguma dificuldade para fazer a higiene bucal correta e o processo de adaptação, que pode ser um tanto incômodo.

Para obter resultados satisfatórios, o paciente precisa se comprometer a ir em todas as consultas de manutenção, para “ativar” o aparelho e continuar o tratamento.

Aparelho dentário estético

Entre os adultos que sofrem de desalinhamento e outros problemas dentários, há a frequente reclamação de que o aparelho de metal traz uma aparência muito adolescente e, desta forma, esses pacientes se negam a fazer uso do aparelho.

Para contornar a situação, foi criado o aparelho dentário estético, produzido em porcelana, safira ou policarbonato e com bráquetes transparentes, deixando o aparelho mais discreto e quase imperceptível.

Abaixo, entenda as diferenças entre cada um dos modelos de aparelho estético:

Porcelana

O aparelho dentário em porcelana tem uma cor branca similar à dos dentes, conta com bráquetes menores e mais resistentes, necessita das ligaduras (borrachinhas) e tem um custo mais elevado em relação a outros modelos.

Safira

O modelo em safira é o mais caro entre os três aparelhos estéticos, mas, também, o mais discreto.

As peças do aparelho dentário de safira são confeccionadas em porcelana microcristalina e o resultado final se assemelha ao vidro.

Policarbonato

Por fim, o modelo em policarbonato, que é o mais acessível entre os três modelos de aparelho estético.

É confeccionado com uma resina plástica, contando com bráquetes maiores e menos resistentes que os dos outros modelos.

Suas peças são brancas e, as ligaduras (borrachinhas), podem ser brancas ou transparentes, para manter a discrição.

Aparelho dentário alinhador

Para encerrar, o aparelho alinhador, que é mais um tipo de aparelho odontológico criado para ser mais discreto, atendendo principalmente o público adulto.

Esse modelo, também conhecido como placas invisíveis, permite o alinhamento dos dentes sem que haja necessidade de usar o aparelho de metal tradicional.

As placas são feitas para se adaptar à dentição do paciente em cada fase do tratamento, sendo periodicamente trocadas, além de serem removíveis, facilitando a alimentação e higiene bucal do paciente.

É um modelo com valor elevado, em relação a outros disponíveis, porém, quanto maior for o tempo de uso, menor é o tempo do tratamento.

Como escolher o aparelho odontológico

Apesar da diversidade de modelos disponíveis, apenas um profissional pode te indicar o tipo de aparelho dentário mais adequado ao seu caso.

Desta forma, é indicado sempre procurar por um dentista, pedir sua opinião e seguir o que for recomendado, visando sempre o melhor resultado dentro das particularidades de cada caso.

Fale no WhatsApp!

Informe seu número de contato para ser redirecionado para o WhatsApp!