A restauração de dente é um procedimento odontológico muito comum, pelo qual boa parte das pessoas passa e, se não passou, conhece alguém que já tenha feito uma ou mais restaurações.
Esse procedimento é indicado em casos onde o paciente sofre algum dano na estrutura do dente, como uma quebra ou lasca, afetando não só a aparência do sorriso, mas, também, a saúde bucal dessa pessoa.
Para evitar maiores danos, é feita a restauração do dente, devolvendo sua funcionalidade, formato e aparência.
Quer entender melhor o que é uma restauração de dente, quais os tipos e como funciona o procedimento? Continue conosco e confira!
O que é uma restauração de dente
Restauração é como chamamos o procedimento que traz de volta a forma e função de um dente afetado por cáries, quebrado, lascado ou que tenha sofrido algum outro dano superficial, estrutural.
É, de forma mais simples, uma reconstrução do dente, que pode ser feita com resina, porcelana e, anteriormente, em amálgama (material prateado que deixou de ser usado em clínicas odontológicas).
A restauração de dente é indicada quando o paciente sofre com cáries e a dor de dente que ela origina, tem dentes quebrados ou lascados e com alterações em seu formato original, causando danos à saúde bucal, à estética do paciente e sua autoestima.
Quando fazer restauração nos dentes
Há diversos casos que podem fazer necessária a restauração nos dentes, sendo que todos são relativamente comuns – tanto quanto a restauração em si.
Se você sofre com alguma das condições listadas abaixo, é provável que você precise fazer uma restauração de dente. Veja:
- Dentes fraturados, seja quebrado ou com dano interno, do esmalte à raiz;
- Dentes com cáries moderadas ou médias;
- Dentes desgastados.
Em todos os casos de necessidade, a restauração de dente traz benefícios ao paciente.
Um dente cariado, por exemplo, pode causar muita dor e desconforto, o que é facilmente eliminado com a restauração. Além disso, dentes cariados podem ser extraídos precocemente quando não são tratados, o que, com uma simples restauração, pode ser evitado.
Tipos de restauração de dente
Para cumprir com suas funções (devolver o formato e funcionalidade do dente, remover cáries, acabar com a dor de dente etc), a restauração de dente pode ser feita de diferentes formas.
Abaixo, listamos três tipos de restauração muito utilizadas ou conhecidas.
Restauração de porcelana
A restauração de porcelana é indicada, principalmente, para pacientes que tiveram o dente quebrado ou trincado, exigindo um reparo com aspecto mais natural, com coloração parecida com um dente natural, dando um resultado mais harmônico e agradável.
Porém, além de ser indicada para esses casos, a restauração em porcelana é, também, uma das favoritas dos dentistas, justamente por garantir essa descrição e aparência agradável.
Costuma ser um procedimento mais caro, mas com resultados muito satisfatórios.
Restauração em resina
A resina composta utilizada para os procedimentos de restauração é famosa pelo seu custo-beneficio e durabilidade.
Esse tipo de restauração de dente surgiu para substituir a amálgama, sobre a qual falaremos abaixo, que não tem um resultado esteticamente agradável e tem fixação pouco prática.
A restauração em resina pode ser feita em uma única consulta, uma vez que o material é flexível e não exige a fabricação de moldes e peças personalizadas.
Restauração em amálgama
A amálgama, por sua vez, é um material metálico, prateado, que não tem uma estética agradável e que, por isso, deixou de ser usada nos consultórios odontológicos, passando a ser substituída pela restauração em resina.
Esperamos que tenha ficado claro o que é uma restauração de dentes, quando ela é indicada e quais os principais tipos.
Para manter a integridade de suas restaurações, consulte seu dentista a cada 6 meses e mantenha uma boa rotina de higiene bucal. E, se ainda não fez seu tratamento, conheça a Dra. Nathalia Cirne e volte a sorrir com confiança e saúde!