A cárie infantil é um problema de saúde bucal frequente, mas que, em boa parte das vezes, não é tão levado a sério, uma vez que os pais e cuidadores podem imaginar que é um problema temporário e sem grandes consequências.
Mas se engana quem pensa que a cárie em crianças é um problema que acaba com a troca de dentes. Quando não são tratadas, as cáries podem causar danos à estrutura dental da criança e gerar consequências em sua adolescência e vida adulta.
Para evitar as cáries na infância ou, ao menos, mitigar seus danos, preparamos este conteúdo.
Aqui, você confere todas as informações sobre cárie infantil que precisa para evitar ou tratar o problema com a devida seriedade.
Continue conosco e saiba como cuidar dos dentes de seu pequeno.
O que é cárie infantil
Para começar, vamos entender o que é a cárie infantil.
Cárie, em crianças e adultos, é como chamamos os danos causados ao dente, que se transformam em buracos e podem atingir até as camadas mais internas do dente e da gengiva.
Esses danos são causados por ácidos gerados por bactérias que ficam em nossa boca por conta dos restos de alimentos.
Normalmente, pode-se pensar que a cárie infantil é um problema pequeno, uma vez que a criança ainda vai perder os dentes de leite e, com isso, as cáries vão embora.
Porém, essa cárie, se não for tratada (com a devida higiene para conter os danos), ela pode atingir os dentes permanentes que ainda estão se formando dentro da gengiva da criança, afetando sua troca de dentes e causando um inconveniente ainda maior.
E, além disso, pense ainda na estética: crianças precisam se sentir incluídas e seguras, o que pode ser afetado pela má aparência de seus dentes, caso a cárie não seja prevenida e tratada.
Tipos de cárie infantil
Podemos listar aqui três tipos de cárie infantil (que, na verdade, também acometem os adultos).
Os tipos de cárie são:
Cárie coronária
Tipo mais comum de cárie, que se forma na região de mastigação ou no espaço entre os dentes.
Cárie radicular
Esse tipo de cárie costuma acometer mais as pessoas idosas, mas, no geral, se trata da cárie que surge na região da raiz do dente, devido à sua exposição.
Cárie recorrente
É a cárie que surge ao redor das coroas ou, em quem possui restaurações, em torno delas.
Esse tipo de cárie surge pelo acúmulo de placa na região.
Causas da cárie em crianças
A cárie infantil tem duas causas principais que, provavelmente, você já conhece. Essas causas são:
Alimentação
Uma alimentação rica em açúcar, com alimentos e bebidas doces e à base de farinha branca estimulam a produção do ácido que causa a cárie.
Esses alimentos, quando entram em contato com as bactérias presentes na boca, provocam reações que causam cáries, de forma que o consumo excessivo de açúcar e carboidratos refinados deve ser evitado.
E, além das cáries, esse tipo de alimento ainda pode trazer diversos outros problemas de saúde, como sobrepeso, alergias, sedentarismo, diabetes e similares.
Má higiene bucal
Além da má alimentação, a má higiene bucal é a maior causa da cárie infantil.
Quando a criança não tem uma boa escovação, não usa fio dental e enxaguante, sua boca fica mais suscetível ao acúmulo de bactérias e produção do ácido causador da cárie.
Além das causas, vale se atentar também aos sintomas da cárie:
- Dor ao mastigar;
- Dor de dente recorrente;
- Sensibilidade a bebidas e alimentos frios, quentes e doces.
Ao notar a presença desses sintomas, bem como da própria cárie, procure um dentista e agende um horário para seu filho, evitando assim os danos que a cárie pode causar.
Como prevenir
Sabendo quais as principais causas, não é difícil identificar a prevenção das cáries.
Para evitar que sua criança sofra com as cáries, é preciso garantir uma boa higiene bucal diária, desde bebês, antes mesmo do surgimento de seus dentes.
Antes que os dentes nasçam, faça a higiene bucal usando um gaze molhado para limpar a gengiva do bebê.
Depois, quando os dentes de leite nascerem, faça a escovação com escova e creme dental apropriados para a idade da criança, pelo menos três vezes ao dia, além de fazer o uso do fio dental e enxaguante, também seguindo as recomendações da idade.
Por fim, é recomendado que a criança vá ao dentista duas vezes ao ano, assim como os adultos, para fazer uma limpeza de rotina e assegurar que os dentes estão saudáveis e livres das cáries.
Agora que você sabe como prevenir a cárie infantil, não deixe de separar um tempo do seu dia para conversar com a criança sobre esse problema e mostrar a ela como fazer a higiene correta de seus dentes!