Agende sua avaliação gratuita!

Consultório odontológico em Belford Roxo

Dente trincado: O que fazer?

Mulher com dor por conta de um dente trincado

Os casos de dente trincado são muito comuns nos consultórios odontológicos, muito embora os pacientes só tendem a buscar o profissional quando o problema traz um incômodo ou prejuízo estético.

Porém, uma trinca no dente pode ser o motivo de outros problemas, levando, até mesmo, à perda do dente, quando não é devidamente tratado.

Mas, então, o que fazer quando perceber um dente trincado? Como tratar?

Essas respostas, junto com outras tão relevantes quanto, você encontra neste conteúdo. Continue conosco e confira o que fazer se tiver uma trinca no dente, como tratar e mais. Boa leitura!

O que é um dente trincado

Um dente trincado é um dente que sofreu uma fratura, uma rachadura no esmalte, podendo ser apenas uma fissura, que mal pode ser percebida, ou até uma quebra de um pedaço do dente.

As fissuras menores, às vezes, só podem ser vistas por meio de exames de imagem e só são percebidas por conta do desconforto e sensibilidade de causam.

Normalmente, os dentes frontais são os mais atingidos por casos de trinca, mas, também pode acontecer nos molares – especialmente por conta de cáries.

E, dentre os sintomas de um dente trincado, estão, justamente, a sensibilidade e dor, que variam de acordo com o quão danificado foi o dente. Caso a raiz tenha sido atingida, a dor tende a ser muito maior.

O que causa uma trinca no dente

Um dente trincado pode ser resultado de coisas muito simples e cotidianas, como tropeçar na rua, morder algo duro ou congelado e até mesmo acontecer por conta do bruxismo.

Acidentes, brigas e esportes de contato e cáries também podem levar a um dente trincado, além de hábitos como roer as unhas e abrir coisas com os dentes.

Em cada caso, o tamanho da trinca ou fissura dependerá da força exercida sobre o dente, da violência do golpe (em casos de acidentes ou lutas) e fatores afins.

Lembrando que a trinca pode variar de algo imperceptível, até a perda de uma parte do dente ou uma rachadura que, se não for tratada, pode evoluir para uma fenda (abertura no dente) e se estender até a raiz.

Riscos do dente trincado

Os dentes são constituídos, basicamente, pelo esmalte, dentina e polpa. O esmalte tem como função proteger essas outras duas camadas, que são internas e mais sensíveis.

Quando acontece um caso de um dente trincado, o que ocorre é que o esmalte é danificado, deixando de proteger a dentina e a polpa, que ficam expostas, aumentando as chances do paciente desenvolver doenças bucais.

As principais doenças e riscos que podem surgir em decorrência de uma trinca no dente são:

  • Cáries, uma vez que as trincas facilitam o acúmulo de resíduos de alimentos e proliferação de bactérias;
  • Pulpite, que é uma inflamação que atinge a polpa do dente em decorrência do acúmulo de alimentos, podendo levar à morte do dente;
  • Sensibilidade, decorrente da exposição dos tecidos internos do dente;
  • Dor ao mastigar;
  • Perda da estabilidade do dente.

Dente trincado: O que fazer

O dente trincado exige tratamento para evitar todos os riscos citados acima, junto com outros prejuízos que podem acometer a saúde bucal do paciente.

Para prevenir esses riscos, há diferentes procedimentos disponíveis para tratar essa condição. Confira algumas:

  • Restauração com resina, a fim de selar a fissura e preencher o espaço deixado por ela. Também pode ser chamada de adesivo dental;
  • Facetas de resina ou lentes de contato dentais, que são um tipo de prótese bem fina e fabricada sob medida para o paciente;
  • Coroa, para restaurar a parte do dente que foi danificada, devolvendo sua forma e aparência;
  • Tratamento de canal, em casos onde a trinca chega aos tecidos internos;
  • Extração do dente e tecidos que o envolvem, que serão substituídos por um implante e materiais compatíveis com a região bucal e função do dente, polpa e dentina.

O tratamento escolhido para resolver esse problema dependerá do quão danificado está o dente trincado, como pode-se imaginar.

E, para definir o grau do dano e o tratamento adequado, é indispensável a consulta com um odontologista, que examinará o dente, a cavidade bucal, os danos causados pela trinca e, assim, poderá orientar o paciente sobre como proceder.

Portanto, ao perceber que seu dente está trincado, ou notar os sintomas, busque um dentista e inicie o tratamento o quanto antes!

Fale no WhatsApp!

Informe seu número de contato para ser redirecionado para o WhatsApp!