A sensibilidade nos dentes, caracterizada por uma dor aguda e desconforto ao provar coisas muito geladas ou muito quentes, atinge cerca de 32% dos brasileiros, mas, é fato, que todos nós já sentimos esse desconforto ao menos uma vez.
Esse desconforto é uma resposta do nervo dos dentes e tem origem em diversos fatores, sobre os quais falaremos neste conteúdo, junto com as possibilidades de tratamento para a condição.
Continue conosco e entenda, em detalhes, o que pode estar causando a sensibilidade em seus dentes e como tratar deste problema. Boa leitura!
O que causa a sensibilidade nos dentes
A sensibilidade nos dentes, que se apresenta com uma dor aguda e de curta duração ao expor os dentes a choques térmicos e situações similares, surge quando a dentina fica exposta e o esmalte não protege mais a dentição como deveria.
As causas para a exposição da dentina e desgaste do esmalte do dente são diversas, incluindo:
- Retração da gengiva, que causa exposição da raiz do dente;
- Consumo excessivo de bebidas ácidas, causando erosão (desgaste) no esmalte dentário;
- Bruxismo (hábito de ranger e apertar os dentes), que também causa desgaste nos dentes;
- Escovação com cremes dentais abrasivos, que fazem polimento e/ou clareamento superficial nos dentes;
- Inflamação na gengiva, causada pela falta de higiene bucal, fatores hormonais ou deficiência de vitaminas;
- Dentes trincados ou quebrados;
- Má escovação e não uso ou uso incorreto do fio dental.
Como pode-se notar, as causas para a sensibilidade nos dentes são diversas, podendo ser desde uma questão de maus hábitos, como a má higiene bucal, até a consequência de um acidente, como em casos de dentes trincados e/ou quebrados.
Sabendo disso, o primeiro passo para evitar que seus dentes sofram com a sensibilidade, é manter uma rotina de consultas com o dentista, fazendo sempre as avaliações e limpezas adequadas.
Como tratar a sensibilidade nos dentes
A sensibilidade nos dentes tem diversas causas e pode ser evitada facilmente, porém, quando o problema surge e evolui, não há saída se não tratá-lo.
Abaixo, confira as principais formas de tratar a sensibilidade dental:
Escova de dentes macia
Tanto para evitar quanto para tratar a sensibilidade nos dentes é recomendado o uso de uma escova de dentes macia e uma escovação sem uso de força.
Quando usamos escovas duras e fazemos muita força sobre os dentes durante a escovação, o esmalte sofre desgastes e a gengiva fica mais propensa à retração, aumentando, assim, a sensibilidade e exposição dos dentes, da dentina e da raiz.
Creme dental próprio para sensibilidade
Outra forma tanto de prevenir quanto de tratar a sensibilidade é usar cremes dentais adequados para essa condição.
Esse tipo de creme dental cria uma barreira protetora, por assim dizer, que impede o contato do dente com o que quer que seja que possa causar dor e desconforto ligados à sensibilidade.
Diminuir o consumo de bebidas ácidas
Sabendo que as bebidas ácidas aumentam a erosão do esmalte dentário e, assim, aumentam a sensibilidade nos dentes, reduzir seu consumo é uma forma eficaz de tratar o problema.
Afinal, além de causar a sensibilidade, em si, essas bebidas podem causar dor ao serem ingeridas, agravando ainda mais a situação.
Esperar para escovar os dentes
Além de usar os produtos adequados (escova macia, pasta de dente para sensibilidade e fio dental), você sabia que tem hora certa para escovar seus dentes?
O indicado é que haja um intervalo de cerca de 30 minutos entre a refeição e a escovação, pois esse é o tempo que o pH da boca leva para ficar balanceado novamente, diminuindo a acidez da própria boca e, assim, evitando desgaste do esmalte.
Restauração dos dentes e gengiva
Por fim, nos casos onde o esmalte e a gengiva estejam muito danificados para usar apenas a escova e creme dental para o tratamento, pode ser indicada a restauração do dente desgastado e cirurgia plástica para reconstruir a gengiva retraída.
Esse tipo de tratamento costuma ser menos frequente, por se tratar de um dano maior nos dentes.
Conclusão
Para encerrar, devemos frisar dois pontos:
Primeiro, a prevenção é a melhor forma de cuidar dos seus dentes, evitando não só a sensibilidade como também outros problemas de saúde bucal.
Segundo, fazer o acompanhamento correto com o dentista garante que problemas bucais sejam identificados ainda no início, garantindo um tratamento mais tranquilo, eficaz e talvez até mais barato.
Pensando nisso, a equipe da Dra. Nathália Cirne oferece os melhores serviços em odontologia, atendendo toda a região de Belford Roxo com equipamentos modernos, tratamentos seguros e eficazes, com todo o profissionalismo que você e sua família merecem.
Se você sofre de sensibilidade nos dentes, entre em contato conosco e agende sua avaliação. Esperamos por você!