Gengiva sangrando é um sintoma incômodo e preocupante, podendo indicar doenças como a gengivite e periodontite, ser causado por cáries profundas ou, simplesmente, pelo uso exagerado de força durante a escovação ou uso do fio dental.
E, mesmo que parte desses problemas tenham como origem em comum a higiene bucal inadequada, a causa do sangramento na gengiva deve ser investigada por um dentista, para que seja recomendado um tratamento adequado e eficaz.
Quer saber quais as possíveis causas para a gengiva sangrando e como tratar o problema? Continue a leitura e confira todas as informações sobre o assunto.
Causas da gengiva sangrando e tratamentos
É comum que os pacientes cheguem ao consultório se queixando de sangramentos na gengiva, com intensidades variadas, a depender do que está causando esse sangramento.
Abaixo, listamos as possíveis causas de uma gengiva sangrando, incluindo tanto as mais fáceis e simples de tratar, quanto as mais graves e específicas. Veja:
Escovação e uso do fio dental incorretos
Escovar os dentes ou passar o fio dental usando muita força é um dos motivos mais comuns para uma gengiva sangrando, afinal, forçar a escova ou fio pode ferir o tecido frágil da gengiva.
Além disso, ao perceberem o sangramento durante a escovação e uso do fio dental, muitos pacientes diminuem a frequência com que fazem sua higiene bucal, aumentando o acúmulo de bactérias, placa e resíduos, corroborando para o surgimento de doenças que farão o sangramento ser maior e mais frequente.
Ou seja, uma dica que não podemos deixar de dar aqui é: ao perceber um pequeno sangramento em sua gengiva, busque fazer sua higiene bucal com mais calma e atenção, procure atendimento profissional e não deixe, de forma alguma, de escovar seus dentes e passar o fio dental.
Gengivite e periodontite
A gengivite e a periodontite são doenças causadas pelo acúmulo de placa bacteriana e resíduos no começo da gengiva, entre os dentes e na parte interna da gengiva, logo acima dos dentes.
A doença periodontal, na realidade, é uma evolução da gengivite que, quando não é tratada, se agrava causando infecção de todo o tecido que sustenta os dentes, podendo levar à perda ou extração deles.
O tratamento da gengivite se baseia na limpeza dos dentes, onde a placa bacteriana, tártaro e afins são removidos e o paciente é instruído sobre como fazer a higiene bucal corretamente.
Já a periodontite pode exigir um tratamento mais longo e específico, envolvendo raspagem e alisamento da raiz dos dentes, cirurgias e uso de antibióticos.
Deficiência de vitaminas
Por fim, uma causa da gengiva sangrando que não tem a ver com a higiene bucal é a deficiência de vitaminas, especialmente a vitamina K no nosso organismo.
A vitamina K é responsável pela coagulação do sangue e, quando há uma deficiência dela, qualquer ferida no corpo, inclusive na gengiva, sangra muito mais do que deveria.
Caso o dentista não identifique a presença de doenças na gengiva, acúmulo de placa e resíduos ou cáries profundas que possam estar afetando os tecidos internos do dente, um médico deve ser procurado, para que sejam feitos os exames gerais que mostrem qual a causa desse sangramento.
Como evitar o sangramento na gengiva
Para evitar que sua gengiva acabe sangrando, seja por movimentos agressivos na escovação, por cáries ou doenças na gengiva, há alguns cuidados que podem ser tomados no dia a dia:
- Use escovas de dentes macias e sempre em bom estado, trocando a cada três meses e caso fique gripado, tenha COVID ou virose;
- Procure usar um fio dental de boa qualidade, que não rasgue durante o uso. Se atente também para não forçar o fio na gengiva, gerando lesões no tecido;
- Escove os dentes ao menos três vezes ao dia, procurando escovar até 30 minutos após as refeições;
- Use o fio dental diariamente, uma vez ao dia, antes da escovação;
- Vá ao dentista a cada seis meses, para fazer uma avaliação de rotina e limpeza nos dentes.
Veja que, com alguns hábitos simples, é possível evitar grandes transtornos e danos graves à sua saúde. Portanto, não deixe de cuidar da sua higiene e saúde bucal.