A cárie é, hoje, o problema de saúde bucal mais frequente no mundo, atingindo 80% da população. Porém, não bastasse o problema da cárie em si, a desmineralização dos dentes pode causar, ainda, o que chamamos de abscesso dentário.
Vale mencionar que fraturas nos dentes também podem ocasionar o surgimento do abscesso.
O abscesso dentário se caracteriza pelo acúmulo de pus na parte interna do dente, onde ficam a polpa e a dentina. Esse pus, por sua vez, surge pela entrada de bactérias nessa estrutura.
Quer saber mais sobre o que é e como tratar um abscesso? Continue conosco e confira.
O que um abscesso dentário
Um abscesso dentário nada mais é que um acúmulo de pus na estrutura interna do dente.
O pus, é importante mencionar, é formado por glóbulos brancos, tecido morto e bactérias e surge, justamente, após a entrada e proliferação das bactérias nos tecidos do dente, seja em decorrência de uma cárie dentária ou um dente quebrado.
O abscesso pode, também, atingir a raiz do dente e se espalhar pela gengiva, maxilar e bochechas, caso não seja diagnosticado e tratado devidamente.
Sintomas de um abscesso
Uma inflamação grave como um abscesso dentário tende a ter sintomas incômodos, mas que podem variar de intensidade.
Os principais sintomas desse tipo de abscesso são:
- Dor constante no dente e que se intensifica durante a mastigação;
- Sensibilidade à temperatura dos alimentos;
- Gengiva inchada;
- Febre;
- Inchaço no maxilar, bochechas ou pavimento da boca (parte inferior da boca, onde estão a língua e dentes inferiores);
- Dificuldade para abrir a boca e engolir;
- Rompimento do abscesso, por onde vaza o pus.
Esses sintomas, como dito acima, podem variar de intensidade e, a depender da gravidade do quadro, podem não surgir. A febre, o inchaço na boca e o rompimento, por exemplo, costumam ser sintomas em casos mais graves.
Como tratar um abscesso dentário
Quando um abscesso surge, é sinal que o problema primário, ou seja, a cárie ou a rachadura no dente, não foi devidamente tratado, se agravando e fazendo com que essa inflamação surgisse.
Desta forma, para tratar um abscesso dentário, tratamentos de restauração já não são eficazes, exigindo procedimentos mais complexos para sanar o problema.
O mais comum é que seja feito um tratamento de canal no paciente, drenando o pus e removendo toda a polpa do dente, preenchendo e vedando esse espaço, para evitar que o problema retorne.
Também pode ser indicada cirurgia para drenar o pus e remover o dente afetado, a depender da recomendação do dentista.
Portanto, a melhor forma de se evitar o abscesso é tratando suas cáries e restaurando o dente em qualquer caso de trinca ou rachadura. Consultas de rotina auxiliam a detectar esses problemas ainda no início, facilitando o tratamento e evitando seu agravamento.
Dentista em Belford Roxo – Previna-se das cáries
As cáries são o principal problema de saúde bucal no mundo, também, a principal causa de abscesso dentário e todos os problemas por ele causados – como dores, inflamação no rosto e a perda de dentes afetados.
Desta forma, ter um acompanhamento de rotina com um bom dentista e tratar as cáries precocemente é o meio mais eficaz de evitar o surgimento de um abscesso.
Em Belford Roxo, você pode contar com a clínica da Dra. Nathália Cirne, odontologista experiente e capacitada para cuidar da saúde do seu sorriso e de toda sua família, com uma equipe preparada e os melhores tratamentos disponíveis.
Se você sofre com algum sintoma de abscesso dentário ou está em busca de uma clínica odontológica para fazer o acompanhamento de rotina, entre em contato com nossa equipe e agende ainda hoje sua avaliação.
Esperamos por você!