Com o avanço da idade, somado à má higiene bucal ao longo da vida, trocar os dentes naturais por próteses pode ser inevitável. Mas isso não precisa ser um problema ou um desconforto, muito pelo contrário.
Quando o paciente aprende a como cuidar da prótese dentária de forma adequada, o uso pode ser muito mais confortável, devolvendo o bem estar, auto estima e confiança dessa pessoa (especialmente dos idosos), de uma forma duradoura.
Pensando nisso, preparamos este artigo com as melhores dicas de cuidados para tomar com a sua prótese dentária, evitando que elas se danifiquem ou que o uso seja desagradável.
Continue conosco e saiba mais!
Quais os tipos de prótese
Existem diversos tipos de prótese dentária disponíveis nos consultórios odontológicos, sendo que cada um deles busca atender a uma necessidade específica.
As mais populares e recomendadas no Brasil são:
- Prótese total, normalmente fabricada em resina acrílica e utilizada quando o paciente extrai todos os dentes;
- Prótese parcial removível, indicada para pacientes que ainda tem alguns dentes e sustentada por uma liga metálica;
- Prótese overdenture, que fica presa a implantes feitos na gengiva e indicada para pacientes cuja gengiva e outros tecidos tenham sido danificados;
- Prótese protocolo, também utilizada em pacientes que perderam todos ou a maioria dos dentes e colocada sobre os implantes de titânio;
- Coroa, utilizada para repor um ou poucos dentes, devolvendo a aparência e anatomia natural do dente.
A recomendação das próteses é, de forma geral e simplificada, para substituir os dentes naturais faltosos, perdidos pelo paciente, garantindo, assim, uma boa mastigação, fala e evitando desgastes e outros danos à gengiva e à saúde bucal em geral.
Durante a recuperação, é comum que o paciente se sinta desconfortável, tenha dificuldades para falar e mastigar, sinta um fluxo de saliva maior que o habitual e, também, que sinta como se a língua não tivesse espaço suficiente.
Esses sintomas são normais e tendem a sumir conforme a musculatura da boca, em geral, se adapta e aprende a sustentar a prótese.
Agora que conhecemos os tipos de prótese e sabemos um pouco mais sobre a recuperação, vamos conferir como cuidar da prótese dentária corretamente, para que a recuperação e uso sejam mais agradáveis e o resultado duradouro e eficaz.
Como cuidar da prótese dentária corretamente
Para que a recuperação e o uso da prótese sejam mais agradáveis e, também, para que ela cumpra sua função com maior eficácia e durabilidade, é importante que o paciente saiba como cuidar da prótese dentária da maneira correta.
Confira abaixo algumas dicas para cuidar das suas próteses:
- Mantenha a prótese sempre úmida, para evitar que elas ressequem e acabem se quebrando;
- Ao manuseá-la, coloque em um copo com água ou sobre uma toalha, para que ela não caia e quebre (próteses são muito delicadas);
- Escove a prótese, assim como seria com dentes naturais, usando uma escova macia e de tamanho adequado. Para escovar, tire a prótese da boca e escove cada parte com atenção;
- Escove também a gengiva, palato (céu da boca) e língua;
- Enxágue bem a boca e a prótese, para remover qualquer resíduo de alimento;
- Mantenha as consultas de rotina com o dentista, para acompanhar a adaptação e desgaste da prótese;
- Caso elas se quebrem ou comecem a ficar soltas, vá ao dentista para fazer os ajustes necessários.
Como pudemos notar, todos esses cuidados são simples e fáceis de se ter, mas, se negligenciados, podem culminar em danos à prótese e, consequentemente, ao paciente.
Gostou dessas dicas sobre como cuidar da prótese dentária de forma adequada? Não deixe de compartilhá-las!