Uma boa higiene bucal é um dos cuidados mais importantes que devemos ter em nossa rotina. Isso porque, ter um sorriso saudável não é necessário apenas para melhorar nossa estética, mas, também, para a mastigação e fala corretas.
Ou seja, cuidar da sua higiene bucal é uma forma de cuidar de todo seu bem-estar e de diversos aspectos de sua saúde.
E, para isso, é importante ter uma escovação adequada, tanto em número de escovações diárias quanto na qualidade da escovação, fazer uso de fio dental, ter cuidados com a alimentação – o que é ingerido e quando – dentre outros hábitos, que listamos no decorrer deste conteúdo.
Continue conosco e aprenda como manter seu sorriso saudável.
O que é uma boa higiene bucal
Higiene bucal é como chamamos o conjunto de cuidados que tomamos para manter a boca, os dentes, a língua e gengiva limpos e saudáveis, assim como é feito com todo o corpo.
Desta forma, uma boa higiene bucal é o resultado da adoção de hábitos de escovação, alimentação e afins, saudáveis e corretos, o que gera maior saúde bucal e auxilia na prevenção de diversos problemas, podendo ser ligados à fala, mastigação, cáries e inflamações.
Além disso, manter a higiene é uma forma de cuidar da estética de seu sorriso, evitar a migração de bactérias para órgãos vitais e, com isso, assegurar uma maior qualidade de vida, economia e mais tranquilidade no seu dia a dia.
Como ter uma boa higiene bucal
Sabendo o que é e qual a importância de ter uma boa higiene bucal, é preciso saber, também, como manter os hábitos necessários para ter um sorriso mais bonito e saudável.
Confira abaixo nossas dicas:
Faça sua higiene na ordem correta
A higiene correta deve ser feita usando, primeiro, o fio dental, para remover resíduos e placas entre os dentes que, se não forem removidos, causam mau hálito, cáries e outros problemas.
Após o uso do fio dental, deve ser feita a escovação, usando uma escova de dentes adequada e creme dental com flúor, para remover o que tenha sobrado de placa, resíduos e afins.
Escove os dentes até 30 minutos após as refeições
A escovação deve ser feita no tempo correto, também. E, sim, há um período ideal para se escovar os dentes, que é, no máximo, após 30 minutos da refeição, mas não imediatamente após ela.
Ao escovar os dentes logo depois de comer, você interfere na neutralização que a saliva traz para a placa bacteriana.
Em contrapartida, após esses 30 minutos, a placa bacteriana se torna mais ativa e danosa aos dentes.
Caso acabe se esquecendo ou não tenha tempo de aguardar para escovar os dentes dentro de um tempo razoável, opte por escovar logo após a refeição em vez de esperar os 30 minutos.
Escove corretamente
Além de simplesmente escovar os dentes, para ter uma boa higiene bucal é necessário, ainda, escová-los corretamente.
Para uma boa escovação, é preciso:
- Escovar sem fazer força, pois a placa se solta com movimentos suaves;
- Inclinando a escova a 45° para escovar a parte de trás dos dentes;
- Fazendo movimentos circulares para escovar as facetas (parte da frente dos dentes);
- Fazendo movimentos de vai e vem para escovar a coroa dos molares (dentes de trás);
- Não se esqueça de escovar, também, a gengiva e a língua, para evitar acúmulo de bactérias e mau hálito.
Use o fio dental corretamente
O fio dental também tem um modo de uso específico. Para usar o fio dental corretamente, limpando o espaço entre os dentes, mas sem ferir a gengiva, faça da seguinte forma:
- Separe cerca de 40 centímetros de fio e deixe 10 centímetros entre os dedos;
- Segure o fio com os polegares e indicadores, deslizando para cima e para baixo entre os dentes;
- Passe o fio, sem forçar, em volta da base de todos os dentes;
- Use uma parte nova do fio em cada dente.
Escolha uma boa escova de dentes
Por fim, para garantir uma boa higiene bucal e um sorriso saudável, escolha uma escova de dentes adequada, de cerdas macias, que não agridam os dentes e gengiva, e de cabeça pequena, capaz de alcançar todas as áreas da boca com eficiência.
Outra dica, que podemos considerar como um bônus, é consultar o dentista regularmente, fazendo uma avaliação e limpeza no mínimo uma vez por ano, garantindo, assim, sua higiene e saúde bucal.