A extração de dentes é um procedimento odontológico um tanto simples e um dos mais comuns nos consultórios. Porém, ainda assim é necessário tomar certos cuidados após a extração.
Esses cuidados são a garantia de um pós-operatório tranquilo e uma boa recuperação, sem sangramentos, inchaços ou infecções. Entretanto, muitos ainda não sabem como se cuidar após uma extração de dentes. E foi pensando nisso que preparamos este conteúdo.
Acompanhe e confira os principais cuidados após a extração de dentes, para ter uma recuperação tranquila e manter seu sorriso saudável.
Boa leitura!
Cuidados após a extração de dentes
Abaixo, listamos os principais cuidados no pós-operatório que quem passa por uma extração deve tomar, para evitar sangramentos, inchaços, infecções e outros problemas durante a recuperação. Veja:
Evite atividades que exijam esforço físico
Fazer repouso, especialmente nas 24 horas seguintes à extração, é uma recomendação de todo dentista após o procedimento.
Porém, em alguns casos, pode ser necessário um repouso maior, de 72h ou mais.
Esse período é necessário para que não haja sangramentos além dos esperados, para evitar dores e outras complicações.
E, para isso, é recomendado deixar as atividades físicas e trabalhos que exigem esforço de lado, pois estes estimulam a circulação sanguínea e atrasam a coagulação, retardando, assim, a cicatrização.
Faça uma boa higiene bucal
Mesmo com a boca sensível após a extração de dentes, a higiene bucal é indispensável, principalmente para evitar a proliferação de bactérias e, com isso, uma infecção.
Escove os dentes normalmente, evitando o local da cirurgia e limpe a região conforme a recomendação do seu dentista.
Pode ser indicado o uso de um cotonete, gaze ou uma escova de cerdas macias, mas apenas o dentista responsável por sua extração pode recomendar a melhor opção.
Também é necessário evitar o bochecho, mantendo a atenção e delicadeza durante toda a higienização.
Cuide da alimentação
Assim como no decorrer de toda a vida, cuidar da alimentação durante a recuperação de uma extração de dentes é fundamental.
Ingerir os nutrientes necessários e evitar os “vilões” que todos conhecemos ajudará no processo de cicatrização e pode evitar inflamações.
Para manter uma alimentação saudável, dentro das restrições do pós operatório, inclua frutas e verduras variadas em caldos, sopas, sucos e sorvetes, mantendo a dieta mais líquida e pastosa, mas sem se render às opções rápidas, mas pouco ou nada saudáveis.
Faça compressa gelada
Mais um cuidado após a extração é fazer uma compressa gelada do lado de fora da boca, usando uma bolsa térmica ou outra opção disponível.
No dia em que for realizado o procedimento, é indicado fazer a compressa por 10 minutos, e dar uma pausa de 5 minutos, repetindo o processo por pelo menos duas horas. Nos dias seguintes, caso o inchaço incomode, pode-se fazer a compressa a cada 20 ou 30 minutos.
Tome as medicações prescritas
No pós-operatório, é provável que o dentista indique medicações para reduzir o risco de infecções, inflamações e amenizar a dor causada pela extração.
Visto isso, procure tomar corretamente a medicação prescrita, para ter os resultados desejados, além de evitar a automedicação.
Se mesmo tomando a medicação, a dor for incômoda ou houver sinais de inflamação ou infecção, procure o dentista e tire suas dúvidas.
Compareça ao retorno programado
Por fim, volte ao dentista no retorno programado para a retirada dos pontos e outras consultas que o dentista te solicite, para garantir que está tudo correndo bem na recuperação e manter seus cuidados com a saúde bucal.
Esperamos que esse conteúdo seja útil e te auxilie a ter uma boa recuperação após sua extração dentária. Até a próxima!