Quem já passou pela experiência de ter uma dor nos dentes sabe o quão desconfortável é a sensação, especialmente quando ela começa de forma moderada e se agrava, ficando mais incômoda e aguda – momento em que o paciente costuma buscar um dentista.
Na consulta, o profissional indicará qual a causa e o tratamento adequado para a dor nos dentes, bem como formas de evitar que a dor surja novamente no futuro.
Você sofre com a dor de dente, mas não sabe o que a está causando ou como resolver?
Neste conteúdo, abordaremos as causas da dor nos dentes e o que fazer para tratar a dor, para que você não perca mais tempo e busque, o quanto antes, atendimento odontológico.
Vamos lá?
O que causa dor nos dentes
A dor nos dentes, na grande maioria das vezes, surge de forma leve e suportável, não indicando nenhum problema sério de saúde.
Porém, ao ser ignorada e, assim, não ser tratada, essa dor se torna mais intensa e incômoda, geralmente por ter atingido a polpa do dente, que é a parte interna e mais sensível da dentição.
Certo, com isso, entendemos o que é a dor nos dentes (exposição da polpa) e por que ela é tão incômoda. Vejamos agora quais as principais causas dessa dor:
Sensibilidade nos dentes
A sensibilidade dental, que surge principalmente pelo desgaste do esmalte dentário e pela retração gengival, é uma das causas mais frequentes da dor nos dentes, pois, com o desgaste e exposição da raiz, as partes mais sensíveis do dente ficam em contato com alimentos, bebidas e afins.
Esse contato causa choques térmicos e um grande desconforto, junto com dores agudas e de curta duração.
Cáries
Cáries que se estendem por toda a superfície do dente ou são demasiadamente profundas, atingindo a dentina e a polpa, também são causadoras de dor de dente.
A dor decorrente das cáries pode surgir durante a ingestão de alimentos e bebidas, estímulos de frio ou calor, durante a escovação e durante a ingestão de alimentos doces, altos em açúcar.
Se a dor parar logo após o fim do estímulo em questão, é sinal que a polpa do dente ainda não foi afetada de forma irreversível.
Doenças na gengiva
Doenças como a periodontite, gengivite e periconorite, que atingem a gengiva e causam inflamações, são fontes frequentes de dor nos dentes.
A dor costuma ser aguda e, se não tratadas, essas doenças comumente afetam a estrutura dentária e podem levar à perda dos dentes.
Dente trincado
Por fim, outra causa comum da dor de dentes são as trincas e quebras desses, que podem deixar a parte interna do dente exposta, gerando muita sensibilidade e desconforto.
O dente trincado ou quebrado pode ser resultado de acidentes, de mordidas em coisas muito duras ou congeladas e outros fatores, não devendo ser ignorado, iniciando um tratamento assim que o dano for percebido.
O que fazer para tratar a dor nos dentes
Para iniciar o tratamento para a dor nos dentes, o primeiro passo do dentista é avaliar a situação do paciente: a saúde de seus dentes e gengiva, histórico de doenças, formato de sua boca, arcadas dentárias e rosto, dentre outros.
Além da avaliação, também podem ser solicitados exames como raio x panorâmico, tomografia ou ressonância, a depender do resultado do exame físico preliminar.
Pode ser indicada a medicação com analgésicos, antibióticos, anti-inflamatórios e medicamentos próprios para a causa da dor de dente.
Uma recomendação que não podemos deixar de lado é: procure um dentista antes que a dor se torne muito forte, incômoda e duradoura, pois, se descoberta ainda no início, a causa da sua dor pode ser tratada precocemente, potencializando os resultados e evitando que o problema retorne futuramente, que os dentes tenham que ser extraídos ou um tratamento muito longo e caro.
Portanto, se você tem sofrido com dores de dente, ou com alguma das possíveis causas dela, como cáries, sensibilidade e dente trincado, fale conosco e agende uma avaliação com a Dra. Nathália Cirne, para dar início ao seu tratamento e evitar maiores desconfortos no futuro.