A periodontite é uma infecção bacteriana nos tecidos, ligamentos e ossos que sustentam os dentes, chamados de periodonto. É a segunda fase da gengivite, sendo ainda mais grave, irreversível e podendo levar à perda total dos dentes.
Para evitar essa doença, precisamos conhecer seus sinais e causas. Assim, é mais fácil identificar seu surgimento ou, simplesmente, tomar os devidos cuidados para que ela não ocorra.
E é sobre isso que falaremos neste conteúdo.
Continue a leitura e confira, detalhadamente, o que é a periodontite, quais suas causas, como tratar e mais. Vamos lá?
O que é periodontite
A periodontite é uma doença bucal séria, que atinge não só os dentes, mas, também, todos os tecidos que o envolvem e dão sustentação: gengiva, ossos e ligamentos.
Essa doença é, também, uma evolução da gengivite, que surge pelo acúmulo de bactérias na gengiva, que irrita esse tecido. A gengivite pode ser tratada e revertida, enquanto a periodontite não, sendo uma doença crônica.
Quando o tratamento não é imediato, o quadro do paciente pode avançar e causar algumas consequências, como a separação dos dentes da gengiva, erosão do osso, formação de abscesso com pus, dentes soltos e que podem cair ou precisar ser removidos.
Os principais sinais do surgimento da periodontite são vermelhidão e inchaço na gengiva, mau hálito e presença de sangue na saliva ao escovar os dentes e usar fio dental. Ao sentir qualquer destes sintomas, busque por um dentista, para que seja feita a avaliação e iniciado o tratamento.
O que causa a periodontite
No geral, a periodontite se origina no acúmulo de bactérias na gengiva, que, como dito anteriormente, também é a causa da gengivite.
Porém, é preciso entender mais a fundo as causas da doença periodontal, para evitá-la de uma forma eficaz. Abaixo, veja, em detalhes, o que pode causar essa infecção:
- Acúmulo de placa bacteriana, devido à má higiene bucal e à falta de limpeza nos dentes feita por um dentista;
- Gengivite, que é uma inflamação nas gengivas, também causada pela má higiene bucal;
- Avanço da gengivite, que, no início pode ser tratada, mas, quando evolui para a periodontite, torna-se crônica e pode causar perda dos dentes.
Para prevenir essas doenças, bem como outras que podem atingir sua saúde bucal (cáries, tártaro etc), é indispensável manter os bons hábitos de higiene e consultar o dentista no mínimo a cada 6 meses, para avaliar a condição de seus dentes, gengiva e outros tecidos, bem como fazer a limpeza e iniciar o tratamento precoce, caso haja qualquer problema.
Vale mencionar também que o tabagismo, diabetes e maus hábitos alimentares também são um fator de risco para o surgimento dessa doença, de forma que, se você sofre com algum deles, é necessário ter ainda mais cuidado e atenção.
Como tratar essa doença
O tratamento para a periodontite costuma ser muito mais complexo do que seria o da gengivite, porém, ainda que seja mais difícil de tratar, é indispensável que a doença seja tratada, para evitar a perda dos dentes e, até mesmo, que a infecção se espalhe para outras partes além dos tecidos da gengiva.
Os tratamentos para periodontite são:
- Remoção da placa bacteriana e tártaro, através da curetagem;
- Aplanamento da raiz, onde a superfície da raiz do dente é alisada, para evitar que as bactérias se desenvolvam nessa região;
- Uso de antibióticos, para eliminar as bactérias e evitar sua proliferação, junto a uma limpeza dos dentes;
- Cirurgia de enxerto de gengiva ou ósseo, em casos mais avançados da doença, bem como a remoção dos dentes.
É preciso frisar que apenas um especialista poderá indicar o tratamento mais adequado para cada caso. Dessa forma, não se automedique e não negligencie o cuidado com sua saúde.
Previna-se, vá ao dentista a cada seis meses e, se sentir algum sintoma de doença periodontal, busque uma avaliação e tratamento.