O implante dentário é um procedimento que permite a fixação de uma prótese permanente. Essa técnica, segura e moderna, vem sendo cada vez mais escolhida pelos pacientes e, o número de implantes dentários anuais chega a um milhão.
Foi pensando nessa popularidade, mas também nas dúvidas sobre o assunto que decidimos preparar este conteúdo.
Aqui, listamos as principais informações sobre implante dentário, dando um panorama geral sobre o que é, quando é indicado e como funciona esta técnica.
Continue conosco e confira!
O que é um implante dentário
Implante dentário é uma técnica de reabilitação oral onde um pino de titânio é usado para substituir a raiz do dente, permitindo a fixação de uma prótese permanente.
Esse pino é fixado ao osso por meio de uma cirurgia e, após a integração do osso ao pino, o paciente estará pronto para implantar as próteses.
O titânio, utilizado para fabricação dos pinos, é um metal biocompatível com nosso organismo, além de não ser corrosivo, podendo permanecer na umidade da boca sem qualquer possibilidade de enferrujar.
Por fim, o implante dentário pode ser feito para fixar a prótese de um único dente, ou, ainda, de toda a dentição.
Quando é necessário o implante dentário
O implante dentário é necessário quando o paciente perde um dente, basicamente.
Essa perda pode ser resultado de uma fratura, quebra de raiz ou, até mesmo, pela má higiene bucal (como ocorre, na maioria das vezes, com os idosos). Neste caso, o dentista pode optar por, no mesmo procedimento, remover o dente danificado e dar início ao implante.
Porém, apesar dessas situações mais “óbvias”, apenas o dentista, avaliando seu caso em específico, poderá dizer quando é necessário fazer o implante, uma vez que cada paciente tem suas particularidades.
Como funciona o implante dentário
O implante dentário pode funcionar de diferentes formas no sentido da implantação em si, mas, em relação ao uso, a função é a mesma do dente natural: dar suporte aos demais dentes, possibilitar a mastigação, dentre outros.
Entretanto, falando em “como funciona” no âmbito de como o implante é colocado, há algumas particularidades que não podemos deixar de mencionar.
O implante dentário pode ser unitário, múltiplo ou a chamada prótese protocolo. Abaixo, falaremos sobre cada um deles, veja:
Implante unitário
O implante unitário é indicado para pacientes que precisam substituir apenas um dente, ou, em alguns casos, dentes isolados, ou seja, distantes um do outro.
Para fazer o implante unitário, é possível fazer, no mesmo procedimento, a extração o dente danificado, colocar o pino e, caso ele fique firme no osso, colocar também a prótese provisória, que, após a recuperação e osseointegração, será substituída pela definitiva.
Implante múltiplo
O implante dentário múltiplo ou dois por três é uma versão para pacientes que perderam até dentes vizinhos.
Neste caso, o dentista, após remover os dentes naturais, faz o implante de dois pinos, deixando o espaço do meio sem, usando apenas os dois adjacentes para dar sustentação.
Prótese protocolo
Por fim, a prótese protocolo, que é o nome dado ao implante de vários dentes.
Neste caso, é feita a extração de todos os dentes do paciente ou de grande parte deles e são inseridos de quatro a oito pinos de titânio, a depender da necessidade e arcada dentária do paciente.
Para facilitar, imagine uma dentadura, mas muito mais segura, com acabamento natural e mais confortável para o paciente falar, sorrir e mastigar.
A prótese protocolo fica fixa na boca, só podendo, em caso de necessidade, ser removida pelo dentista.
Um detalhe em comum de todos os tipos de implante dentário é que, apesar de ser colocado um dente artificial, a higiene bucal costumeira, com escovação, consultas ao dentista deve se manter, sem qualquer mudança.
Esperamos ter tirado suas dúvidas sobre o implante dentário e te deixado mais tranquilo em relação ao procedimento. Obrigado e até a próxima!