O mau hálito, também chamado de halitose, é o mau cheiro na boca, causado pelo acúmulo de bactérias e que resulta em grandes desconfortos – tanto para quem sofre com a condição, quanto para quem convive com essa pessoa.
Comumente associado a problemas estomacais, a halitose, na verdade, costuma se originar apenas na boca, o que facilita a identificação de suas causas e o tratamento, sobre os quais falaremos neste conteúdo.
Continue conosco e saiba tudo que precisa sobre mau hálito e livre-se dele o quanto antes. Boa leitura!
O que causa mau hálito
O mau hálito, condição caracterizada pelo mau cheiro vindo da boca, é um problema comumente atribuído a problemas gástricos e que, na maioria das vezes, quem sofre com essa condição, demora até se dar conta dela.
Porém, apesar da culpa atribuída ao estômago, o mau hálito, na grande maioria dos casos, se origina na própria boca e língua, em decorrência do acúmulo de bactérias na região.
Esse acúmulo, por sua vez, pode ser causado pela alimentação não seguida da escovação ou por uma higiene bucal incompleta (quem não usa o fio dental e não faz a escovação de forma adequada).
Já indo além da higiene bucal incompleta, o mau hálito também pode ser decorrente da boca seca (causada pelo tabagismo, uso de medicamentos e respiração pela boca), consumo de determinados alimentos, problemas dentários e, em raras ocasiões, pode estar ligada a problemas de saúde.
Portanto, ao perceber o mau hálito, não deixe de consultar um dentista para avaliar as possíveis causas e iniciar o tratamento adequado.
Como tratar o mau hálito
Como, na maioria das vezes, o mau hálito é causado pelo acúmulo de bactérias e má higiene bucal, o principal tratamento indicado é iniciar uma rotina de higiene mais completa e eficaz.
Algumas dicas para isso são:
- Usar fio dental todos os dias, corretamente e antes da escovação;
- Escove os dentes pelo menos 3 vezes ao dia, buscando escová-los depois das refeições. Não se esqueça de escovar também a língua e gengivas;
- Use um enxaguante bucal bactericida, que ajudará a eliminar as bactérias causadoras do mau hálito;
- Procure beber mais água, evitando o ressecamento da boca;
- Consulte o dentista regularmente, para evitar o surgimento de problemas bucais que possam ocasionar em mau hálito e para manter a limpeza de rotina.
Cuide da saúde bucal com a Dra. Nathália Cirne
O tratamento para o mau hálito, por mais simples que seja, exige algumas recomendações especializadas e o acompanhamento de um dentista, tanto para indicar os produtos adequados, quanto para fazer uma limpeza mais profunda e avaliar a condição de seus dentes, língua e gengiva.
Em Belford Roxo, a Dra. Nathália Cirne pode te ajudar a cuidar melhor do seu hálito e saúde bucal.
Com um consultório moderno, equipamentos de qualidade e profissionais dedicados, especializados na área, a Dra. Nathália oferece as melhores soluções em saúde bucal da região, levando muito mais saúde e auto estima a cada um de seus pacientes.
Quer cuidar do seu hálito e sorriso? Entre em contato conosco e agende sua consulta agora mesmo!