Agende sua avaliação gratuita!

Consultório odontológico em Belford Roxo

Manchas nos dentes: O que causa e como tratar

Imagem mostrando a boca de um homem sorridente que tem algumas manchas dos dentes.

Ter um sorriso branco, alinhado e saudável é o desejo de muitas pessoas, afinal, faz bem tanto para a saúde bucal quanto para nossa autoestima e estética. Porém, alguns fatores podem causar manchas nos dentes, prejudicando a aparência e integridade da dentição.

As manchas no esmalte dos dentes têm fontes diversas, podendo surgir por problemas como a fluorose e a cárie ou por fatores comportamentais, ligados à alimentação e tabagismo, por exemplo.

E, entender quais as causas dessas manchas, nos ajuda a encontrar o tratamento adequado para elas, devolvendo ao paciente a segurança ao sorrir e a saúde de seu sorriso.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo, onde falaremos sobre o que causa os diferentes tipos de manchas nos dentes e como tratar esse problema. Continue conosco para saber mais!

O que causa manchas nos dentes

As manchas que surgem nos dentes podem ter origens diversas, que vão desde problemas de saúde, até falta de cuidado com a higiene bucal e consumo excessivo de determinados alimentos, conforme veremos abaixo:

Alimentos e bebidas muito pigmentados

Hábitos alimentares são uma causa comum das manchas que atingem os dentes, uma vez que alimentos e bebidas muito pigmentados, ácidos e/ou de cor escura podem deixar resíduos e desgastar o esmalte dentário, causando escurecimento dos dentes.

Tabagismo

A nicotina presente no cigarro, além de causar diversos danos à saúde em geral, afeta o esmalte dentário e se acumula nos dentes, gerando manchas e escurecimento.

Além das manchas na face dos dentes, também é comum o escurecimento das laterais e da parte dos dentes que fica mais próxima à gengiva, especialmente quando não há a higiene bucal adequada.

Fluorose dentária

A fluorose dentária, por sua vez, é mais uma causa comum das manchas nos dentes, visto que a ingestão excessiva de flúor na infância faz com que surjam manchas brancas ou marrons nos dentes, não se limitando aos dentes de leite.

A dentição permanente também costuma ser afetada, o que torna o problema mais incômodo.

Cáries

As cáries, em seu estágio inicial, causam o surgimento de manchas brancas nos dentes, em decorrência da desmineralização do esmalte dentário.

Nessa fase, ainda é possível evitar que a cárie evolua e cause maiores danos ao dente e suas estruturas internas.

Trauma dentário

Pancadas, tombos, acidentes e outros traumas durante a formação dos dentes podem causar manchas brancas, enquanto os traumas sofridos já com a dentição formada, causam danos internos, que levam ao surgimento de manchas mais escuras.

Falhas no tratamento de canal

Mais um motivo para o surgimento de manchas na dentição é a presença de alguma falha durante o tratamento de canal. 

Restos de sangue e/ou produtos químicos utilizados no tratamento podem ficar armazenados na estrutura interna do dente, oxidando com o passar do tempo e, assim, causando seu escurecimento.

Envelhecimento

Por fim, o envelhecimento. Com o avanço da idade, é comum que o esmalte dentário sofra desgastes, deixando a dentina exposta e revelando sua cor amarelada. Essa camada do dente também é mais sensível e suscetível a sofrer danos pelo consumo de determinados alimentos, pelo tabagismo e cáries.

Como tratar as manchas

Cada uma das causas dessas manchas terá uma indicação de tratamento, como pode-se imaginar.

Por exemplo, se o que causa as manchas em seus dentes são as cáries, mudar seus hábitos de higiene bucal e ir ao dentista fazer uma limpeza mais profunda pode evitar que o problema se agrave.

Se a causa for o tabagismo, a principal indicação será parar de fumar ou reduzir o consumo de cigarros.

Porém, olhando de forma geral, todas as manchas têm possibilidade de tratamento e, majoritariamente, tratamentos simples, incluindo principalmente o clareamento dentário, a microabrasão (quando a superfície do dente é desgastada pelo dentista) e o uso de lentes de contato dental ou facetas de resina.

Esses tratamentos, é claro, vão atuar principalmente no dano estético causado ao dente. Para tratar cáries, será necessária a restauração e, as demais causas exigirão mudanças de hábitos.

Para saber exatamente qual tratamento indicado para as manchas em seus dentes, é indispensável consultar um odontologista, para que ele faça a avaliação do seu caso e possa indicar a melhor solução.

Quer tratar o problema de manchas nos dentes? Entre em contato conosco e agende sua avaliação!

Fale no WhatsApp!

Informe seu número de contato para ser redirecionado para o WhatsApp!