Agende sua avaliação gratuita!

Consultório odontológico em Belford Roxo

O que é o trespasse horizontal e como tratar

Mulher com trespasse horizontal fazendo tratamento com um dentista.

Quando os incisivos superiores ultrapassam visivelmente os inferiores, damos o nome de trespasse horizontal.

Não se trata necessariamente de um problema de saúde e, em determinados casos, não é necessário o tratamento, mas, principalmente pela estética, boa parte dos pacientes que têm essa característica buscam solucioná-la.

Pensando em todas as peculiaridades do trespasse horizontal e nas dúvidas que a condição pode trazer, preparamos este conteúdo.

Continue conosco e entenda o que é o trespasse horizontal, quais suas causas, tipos e como tratar. Boa leitura!

O que é trespasse horizontal

O trespasse horizontal é um tipo de desoclusão ou má oclusão – independente do termo usado, trata-se do mau encaixe das arcadas dentárias – que faz com que os dentes da maxila (arcada superior) e da mandíbula (arcada inferior) não se alinhem como deveriam.

Em uma oclusão correta, ou seja, uma mordida sem trespasse ou outros problemas de oclusão, os dentes da maxila envolvem os dentes da mandíbula, cobrindo cerca de 2 a 3 milímetros dos dentes inferiores.

O trespasse pode ser dividido em dois tipos: o trespasse horizontal positivo, quando os dentes da maxila ficam muito à frente dos dentes da mandíbula, e o trespasse negativo, quando os dentes da maxila ficam muito atrás dos dentes da mandíbula.

Essa má oclusão não trata-se, necessariamente, de um problema de saúde, porém, como o trespasse impede o contato entre as arcadas dentárias, ocorre uma sobrecarga na força exercida pelos dentes e pelos músculos responsáveis pela mastigação, o que pode gerar dores de cabeça, nos ombros e pescoço. 

Quais as causas

O trespasse horizontal, positivo ou negativo, é resultado da má oclusão, como mencionado acima.

Mas, falando especificamente dos casos de trespasse, a causa está ligada ao subdesenvolvimento da mandíbula (arcada inferior) em relação à maxila (arcada superior), que a torna menor.

O que causa esse subdesenvolvimento pode ser:

  • Fatores genéticos;
  • O comprimento dos ossos ou força dos músculos ligados à mastigação;
  • O hábito de chupar o dedo frequentemente e por períodos longos, após os 5 anos.

Ou seja, o trespasse horizontal pode ser resultado tanto de uma condição genética, presente no organismo do paciente, quanto como consequência de um hábito adotado na infância.

Como tratar o trespasse horizontal

Antes de entendermos como o trespasse deve ser tratado, devemos saber, também, quando é necessário procurar um tratamento.

O tratamento para o trespasse horizontal pode ser recomendado em casos maiores que 3,5 milímetros e, quando o trespasse é maior que 6 milímetros, há a necessidade, indiscutível, de tratar a condição.

Caso o trespasse ultrapasse 9 milímetros, será necessário, além de tratamento, atenção médica especial.

Agora, falando especificamente sobre o tratamento para trespasse horizontal, é muito provável que seja necessário o uso de aparelho ortodôntico, inclusive modelos exclusivos para essa condição, chamados de aparelhos funcionais.

O aparelho ortodôntico funcional costuma ser usado para tratar adolescentes e age movimentando os dentes superiores para trás e levando os dentes inferiores para a frente.

Após o período de uso desse aparelho, o odontologista poderá recomendar o uso do aparelho convencional, para alinhar os dentes.

Caso o uso do aparelho funcional não corrija o trespasse, o profissional pode recomendar um dispositivo de tração, a extração dos dentes ou, ainda, um procedimento cirúrgico, que costuma ser recomendado para pacientes acima dos 17 anos.

Por que buscar um tratamento

Apesar de, como dissemos, o trespasse horizontal não ser um problema de saúde, ele pode ocasionar dores e desconfortos na cabeça, ombros e pescoço, por conta da força excessiva ou “errada” exercida pela musculatura ao mastigar.


Além disso, o trespasse pode causar desconforto estético – especialmente entre as crianças e adolescentes, que podem sofrer com apelidos e bullying por conta da aparência resultante da má oclusão.

Juntando essas situações, podemos concluir que, a melhor opção para a saúde física, autoestima e saúde mental, sua ou de seu filho, é buscar um tratamento que corrija o trespasse, dando à mordida o encaixe adequado e, ao rosto, um perfil mais harmonioso e um sorriso mais bonito.

 

Se você ou seu filho sofre com o trespasse horizontal e suas consequências, e estão em busca de tratamento para a condição, nós podemos te ajudar!

Em nossa clínica, você encontra serviços especializados de ortodontia, extração e endodontia, para tratar o trespasse da forma mais adequada a cada caso.

Entre em contato e agende uma consulta. Seu sorriso estará bem cuidado conosco!

Fale no WhatsApp!

Informe seu número de contato para ser redirecionado para o WhatsApp!