Agende sua avaliação gratuita!

Consultório odontológico em Belford Roxo

Odontopediatria: Quando levar as crianças ao dentista?

Criança em uma consulta na odontopediatria.

A odontopediatria é a especialidade dentro da odontologia, responsável pelos cuidados bucais das crianças, bebês e adolescentes, garantindo que o sorriso dos pequenos se desenvolva sem qualquer problema.

O profissional, ou seja, o odontopediatra, tem toda a formação de um odontologista convencional, abrangendo restaurações, endodontia e outros conhecimentos, mas com o foco voltado para as crianças.

Neste conteúdo, falaremos sobre o que é a odontopediatria, sobre o momento ideal para levar as crianças ao dentista, além de darmos algumas dicas sobre como manter a saúde do sorriso de seus pequenos.

Continue conosco!

O que é a odontopediatria

Odontopediatria é uma especialidade da odontologia, a qual os profissionais que queiram atuar atendendo crianças, adolescentes, bebês e até mesmo gestantes devem seguir.

A formação de um odontopediatra tem as mesmas bases da odontologia convencional, de forma que o profissional da área tem os mesmos conhecimentos que um odontologista, como procedimentos cirúrgicos, endodontia, restauração e tratamentos preventivos.

Quanto à prática, o odontopediatra é o responsável por tratar cáries que possam surgir na infância, ensinar os pais a escovarem os dentinhos e higienizar a gengiva do bebê, fazer limpezas, fazer a extração dos dentes de leite e todo o tratamento preventivo de problemas dentários e bucais.

Quando levar as crianças ao dentista

A primeira consulta das crianças com o dentista especialista em odontopediatria pode acontecer bem cedo, nos primeiros meses de vida, antes mesmo do surgimento do primeiro dentinho.

Isso porque, mesmo sem dentes para escovar, a boca do bebê (ou cavidade oral) ainda precisa de limpeza e cuidados, para evitar que os dentes já nasçam danificados, além de evitar problemas como inflamações na gengiva.

Dar início às consultas com o dentista cedo também é uma forma de acostumar a criança ao ambiente e aos profissionais, para evitar o estranhamento e passar à criança mais segurança e tranquilidade, quando os tratamentos forem mais longos e frequentes.

Como é a primeira consulta na odontopediatria

Na primeira consulta na odontopediatria, quando o bebê ainda tem alguns meses de vida, o profissional costuma fazer apenas algumas avaliações simples, ensinando aos pais sobre como deve ser feita a higiene bucal e para garantir que os dentes estão se desenvolvendo corretamente.

Também na primeira consulta, o odontopediatra recomenda os melhores modelos de escova de dentes e cremes dentais a serem utilizados, além de dar as especificações de cuidados até que a criança possa cuidar dos dentes e da higiene bucal sozinha.

Além disso, também serão dadas instruções sobre como lidar com o nascimento dos dentes, que sempre traz dor, incômodo e mal estar para o bebê.

Alguns cuidados que podem ser recomendados são massagens e mordedores, para relaxar o bebê e amenizar o incômodo.

Após essa primeira consulta, o odontopediatra dará uma data para o retorno e recomendará uma periodicidade para as consultas.

Normalmente, elas devem acontecer de seis em seis meses, para acompanhar o nascimento dos dentes, possível surgimento de cáries, para fazer limpezas e iniciar tratamentos, caso seja necessário.

Cuidados com a saúde bucal das crianças

Para encerrar, listamos algumas dicas para estimular os cuidados com a saúde bucal das crianças, tanto para os pais e cuidadores aprenderem a cuidar dos dentes de seus pequenos, quanto para a criança desenvolver sua autonomia e aprender a fazer isso por si só.

Confira abaixo nossas dicas:

 

  • Explique, de forma didática, como a criança deve escovar os dentes, quando ela tiver idade para começar a fazer isso sozinha e, antes disso, torne a escovação e higiene da gengiva um momento lúdico e divertido;
  • Aproveite esse momento e escovem os dentes juntos. As crianças aprendem mais pelo exemplo e repetição. Além disso, é uma ótima oportunidade de ter um tempo de qualidade com seu pequeno;
  • Use o creme dental adequado e em quantidades adequadas, para evitar danos à saúde dos dentes da criança;
  • Ensine também a usar o fio dental, explicando sua importância e como usar corretamente;
  • Ensine a criança a ter uma alimentação saudável, com legumes, frutas e verduras em abundância e de forma atrativa. O açúcar, amido, frituras e outros industrializados causam danos evidentes à saúde em geral e, também, na bucal.

 

Este conteúdo foi útil para você? Então não deixe de compartilhar com outros pais e ajudá-los a cuidarem corretamente da saúde de seus bebês e crianças!

Fale no WhatsApp!

Informe seu número de contato para ser redirecionado para o WhatsApp!