Em muitos casos, para dar início a um tratamento e para que seus resultados sejam positivos, é necessário que o profissional solicite que o paciente passe por exames como o raio x odontológico, para identificar doenças, lesões ou até mesmo a presença de um dente siso.
O raio x odontológico, ou radiografia odontológica, é um exame indispensável para diversos tratamentos dentários, desde a extração do siso, até a realização de implantes e cirurgias no maxilar, por mostrar a condição da estrutura óssea, dando um norte para o profissional iniciar o trabalho.
Para esclarecer quando esse exame é necessário, preparamos este conteúdo, onde abordaremos uma descrição do que é e qual a finalidade deste exame, bem como os casos em que ele pode ser solicitado.
Continue conosco e saiba mais!
O que é um raio x odontológico
Raio X odontológico é como chamamos o exame de radiografia feito na região do maxilar e mandíbula, sendo muito comum a solicitação desse exame para avaliar a situação de cáries, verificar se o siso existe e qual sua posição na arcada, se há presença de doenças, dentre outras características da região.
A radiografia odontológica pode ser realizada por pacientes de todas as idades, salvo os casos, como o de gestantes, onde o exame é contraindicado.
Nesse exame, o dentista pode avaliar o dente por completo, verificando o quão danificado está por uma cárie, se há algum problema interno, que não pode ser visto a olho nu, como está a polpa do dente, a posição dos dentes nas arcadas dentária, dentre outros detalhes.
Quando o raio x odontológico é necessário
Acima, pudemos ter um panorama geral dos casos em que o raio x odontológico pode ser solicitado, porém, para esclarecer o assunto, listamos aqui os casos específicos em que o profissional pode exigir o exame.
Veja:
Para documentar tratamentos odontológicos
Todo tratamento odontológico deve ser documentado e, essa documentação, envolve as imagens do raio x odontológico, que mostra ao profissional a anatomia bucal do paciente e permite a ele fazer um tratamento adequado para cada caso em específico. Essa documentação é necessária, principalmente, para a colocação de aparelho ortodôntico.
Para colocar implantes dentários
A colocação de implantes dentários em pacientes que perderam um ou mais (por vezes até mesmo todos) dentes exige um planejamento prévio, que faz necessária a realização do raio x odontológico e outros exames de imagem que permitam conhecer a estrutura óssea do paciente.
Para avaliar a estrutura bucal
Além dos tratamentos de implantes e aparelhos, o dentista também pode solicitar que o paciente faça uma radiografia para identificar problemas relacionados à má formação, se há traumas profundos decorrentes de acidentes ou para acompanhar o desenvolvimento da arcada dentária do paciente.
Para iniciar o pré-operatório
Por fim, a radiografia odontológica também é necessária para dar início ao pré-operatório, antes de se extrair um dente siso, tratar casos de hiperdontia, planejar a colocação de implantes como já mencionamos, dentre outros procedimentos cirúrgicos.
Essa fase anterior à operação exige não só o raio x odontológico, mas, também, outros exames.
Considerações sobre a radiografia odontológica
Para encerrar, listamos aqui algumas considerações finais sobre essa exame, para frisar sua importância no tratamento odontológico e talvez até tranquilizar aqueles que têm receio de passar pelo exame.
Primeiro, devemos mencionar que o raio x odontológico é indispensável para que o dentista possa avaliar as camadas mais internas dos dentes e da arcada dentária, especialmente nos locais onde não se pode examinar a olho nu.
Além disso, o raio x não é um exame de rotina, ou seja, uma vez feito, ele só deverá ser repetido se o profissional solicitar mais uma vez – o que provavelmente não acontecerá, na maioria dos casos.
Sua única preocupação ao buscar fazer seu raio x odontológico deve ser com a estrutura do local, ou seja, se cumpre as normas de proteção, se os equipamentos são modernos e se há profissionais qualificados para fazer o procedimento.
Entretanto, o dentista que acompanha o caso e faz o tratamento do paciente, no geral, indica uma clínica confiável para isso, reduzindo os riscos e preocupações.
Esperamos ter ajudado e esclarecido suas dúvidas quanto ao assunto. Até a próxima!