Perder um dente sempre é algo complicado e desconfortável, o que se agrava quando a perda é de vários ou todos os dentes, afinal, isso pode afetar não apenas a autoestima, mas, também, a forma como falamos, mastigamos e respiramos.
Para contornar todos os problemas que a perda dos dentes pode trazer, surgiram os diferentes tipos de prótese dentária, cada uma com suas especificidades, indicações e vantagens.
E, neste artigo, falaremos sobre isso: os tipos de prótese dentária, suas características e tudo mais que você precisa saber sobre o assunto.
Continue conosco!
Principais tipos de prótese dentária
Abaixo, listamos os principais tipos de prótese dentária, ou seja, os mais utilizados e mais recomendados pelos dentistas para as mais diversas necessidades dos pacientes. Veja:
Prótese total
No Brasil, este é o tipo de prótese mais utilizado.
A prótese total costuma ser produzida em resina acrílica e exige muita atenção tanto do dentista quanto de seu paciente, para que o resultado entregue seja o mais natural e realista possível, respeitando os traços do protético (quem usará a prótese).
Mas, devemos mencionar que, com o tempo, essa prótese perde a estabilidade, dificultando o uso e podendo comprometer a aparência da prótese e do paciente.
E, além disso, a prótese total não dá o conforto e estabilidade necessários para a mastigação, dificultando a adaptação do paciente.
Prótese parcial removível
Outro modelo bastante utilizado, a prótese parcial removível ou Roach é indicada para os pacientes que ainda tem alguns dentes, usando uma estrutura metálica nesses dentes para apoiar as próteses.
A estrutura metálica costuma ser feita de liga de níquel-cromo ou cromo-cobalto, dando a estabilidade necessária ao comer e falar.
Porém, há a desvantagem estética, uma vez que a liga metálica pode ficar exposta e a adaptação é um pouco maior que a de outros tipos de prótese dentária.
Prótese overdenture
Mais uma entre nossos tipos de prótese dentária, a overdenture é uma prótese total que pode ser colocada tanto na parte superior da boca, chamada maxila, quanto na inferior, chamada mandíbula.
A prótese overdenture fica presa aos implantes e é indicada principalmente para pacientes com reabsorção óssea, que é o definhamento da gengiva e outros tecidos que rodeavam um dente.
Há dois sistemas utilizados para fazer a prótese overdenture, sendo eles:
- Ring, que une a prótese por um anel metálico ou de teflon, encaixado em um componente protético adaptado sobre os implantes;
- Barra-clip, onde a prótese é unida por meio de clips que se adaptam a uma barra soldada nos implantes.
Dentre as vantagens dessa prótese está a estabilidade e, como desvantagem, temos o custo elevado do tratamento.
Prótese protocolo
A prótese protocolo, assim como a overdenture, é feita sobre implantes dentários de titânio, podendo ser utilizada em pacientes que perderam todos ou a maioria dos dentes.
O tratamento para a colocação da prótese protocolo começa com a colocação dos pinos de titânio, que substituem a raiz dos dentes ausentes. Feito isso, é preciso aguardar a osseointegração – integração do pino com o osso.
Depois desse processo, a prótese em si é moldada e instalada.
As próteses podem ser fabricadas em zircônia ou cerâmica.
Coroa
A coroa, por fim, é indicada quando o paciente precisa repor um ou poucos dentes, devolvendo as características anatômicas e a funcionalidade dos dentes do paciente.
A coroa pode ser colocada sobre um implante de titânio ou sobre o dente natural, além de poder ser fabricada em porcelana ou resina. A porcelana é mais resistente, oferece uma aparência mais agradável e tem maior durabilidade.
Cuidados com a prótese dentária
Para encerrar, gostaríamos de falar sobre os cuidados que o paciente deve ter com sua prótese dentária para garantir sua durabilidade, boa aparência e manter a saúde bucal, afinal, a perda dos dentes naturais e sua substituição não garantem, de forma alguma, a ausência de problemas ligados à má higiene.
Abaixo, listamos os principais cuidados a serem tomados com sua prótese dentária:
- Se sua prótese for removível, sempre coloque-a sobre uma toalha ou um recipiente com água, evitando que caia e se quebre;
- Novamente, se sua prótese for removível, sempre deixe em um copo com água quando não estiver usando, evitando que ela seque e fique mais propensa à quebra;
- Escove os dentes (prótese) diariamente, para remover as bactérias e resíduos de alimentos, evitando alterações na cor e problemas na sua saúde bucal;
- Escove a gengiva, língua e palato (céu da boca) normalmente;
- Vá ao dentista com frequência, para manter o cuidado com a prótese e, se houver qualquer alteração nela, não tente ajustar sozinho.
Esperamos que este conteúdo tenha tirado suas dúvidas sobre os tipos de prótese dentária e cuidados a serem tomados. Até a próxima!